Fase 3 - Definição do laboratório
Definição do laboratório
O Organismo de Avaliação de Conformidade deve selecionar o laboratório para a realização dos ensaios relativos ao processo de certificação do produto conforme estabelecido no capítulo 12 do Regulamento de Avaliação de Conformidade.
O fabricante deverá estabelecer as assinaturas de todas as válvulas que constam na família aprovada pelo protótipo. Estas assinaturas deverão ser obtidas pelo fabricante conforme forem sendo fabricados o primeiro lote ou unidade de válvula depois de concedida a autorização para o uso do Selo de Identificação da Conformidade.
O OAC deve evidenciar os projetos das válvulas adjacentes em conformidade com os projetos dos protótipos auditados.
Os projetos dos protótipos serão congelados após aprovação dos testes de ciclagem e assinatura. A família correspondente ao protótipo ensaiado será reconhecida pelo OAC.
A empresa deve encaminhar para o OAC a documentação do Sistema de Gestão da Qualidade, elaborada para atendimento ao estabelecido no Anexo B do RAC, antes de agendar a visita dos auditores do OAC para acompanhar os testes de assinatura e avaliar o Sistema de Gestão da Qualidade.
O OAC deve analisar a documentação do Sistema de Gestão da Qualidade, priorizando os controles referentes às etapas de projeto, fabricação e memorial descritivo das válvulas industriais.
Critério de aceitação e rejeição
Para a aprovação definitiva da válvula, é necessária a comprovação do cumprimento dos requisitos estabelecidos no item 6.1.3.1 do RAC, não sendo admitida nenhuma não conformidade em relação aos requisitos estabelecidos pelos Anexos D, E e F da norma ABNT NBR 15827.
Evidenciada não conformidade nos ensaios, um novo protótipo deve ser avaliado, após a implementação das ações corretivas apresentadas pelo fabricante ao OAC.
Em caso de aprovação, a assinatura da válvula deve ser registrada em 2 vias e controlada, havendo referência à data de sua obtenção. A primeira via é arquivada no fabricante, a segunda via é destinada ao OAC .